Maio termina com chuva abaixo da média no Nordeste

Em partes da Bahia, Piauí e Pernambuco, não chove há mais de um mês

31/05/2021 às 08:22 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A maior parte da região nordestina se despede de maio sem precipitações e esse cenário não deve mudar nos primeiros dias de junho. A falta de chuva continua favorecendo o aumento do número de incêndios, principalmente, no interior da região, onde a seca é maior. 

O estado da Bahia está em segundo lugar no ranking de número de queimadas, ficando atrás somente do Mato Grosso, que também passa por um período de estiagem. Para esta segunda-feira, a previsão é de chuvas fracas e pontuais, que podem chegar a qualquer momento entre a costa de Alagoas e Pernambuco, e de forma mais isolada, no recôncavo baiano até o Maranhão. Mais uma vez, a chuva deve se concentrar em áreas costeiras. 

Outra região que tem sido muito afetada pela falta de chuva é o Centro-Oeste. Além da secura, as altas temperaturas também tem causado redução dos níveis de água no solo, o que também aumenta o risco para queimadas. 

O estado mato-grossense tem gerado preocupações quanto ao número crescente de incêndios, e para esta semana, há previsão de chuva somente em Mato Grosso do Sul de forma mais pontual. 

O Sul e Norte do país têm recebido altos volumes nos últimos dias. Na região Norte, a chuva superou a média em diversos locais, como em Belém, que recebeu acumulados 40% acima do normal para essa época do ano. 

Nos próximos dias, a chuva vai continuar atingindo a porção norte do Pará, Amazonas, Roraima e Amapá, com acumulados que podem chegar aos 50 mm. Na porção Sul do país, a chuva do fim de semana aumentou a umidade do solo, auxiliando a instalação das culturas de inverno, mas agora o que preocupa é o frio. 

Com a entrada de uma massa polar, que já deixou o último domingo bem frio no Rio Grande do Sul, as geadas devem chegar em partes do estado gaúcho e de Santa Catarina. No Paraná, as baixas temperaturas ainda não são suficientes para formação de geadas.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias