SNM divulga alerta de emergência hídrica para cinco estados

Alerta aborda a escassez de chuvas, de junho a setembro deste ano, na Bacia do Paraná

28/05/2021 às 12:49 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
 Precipitação mensal observada e prevista na bacia do Rio Paraná, Brasil entre Outubro/2019 e Abril/2021.
Imagem por: Sistema Nacional de Meteorologia.

O Sistema Nacional de Meteorologia emitiu ontem (27), o primeiro Alerta de Emergência Hídrica. O alerta aborda a escassez de chuvas, de junho a setembro deste ano, na Bacia do Paraná, região que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Criado em maio, o Sistema é coordenado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), com participação de órgãos federais ligados à meteorologia.

Os estudos realizados pelo SNM, de acompanhamento meteorologico para o setor elétrico brasileiro, apontam as perspectivas climáticas para 2021/2022, onde está indicado que a maior parte da região central do Brasil, a partir de maio até o final de setembro, entram em seu período de seca. A previsão elaborada em conjunto pelo Inpe e Inmet indica para o período de Junho, Julho e Agosto de 2021 a mesma tendência, ou seja pouco volume de chuvas na maior parte da Bacia do Rio Paraná.

A análise das chuvas entre outubro de 2019 a abril de 2021 para a Bacia do Rio Paraná indica que, com exceção de alguns meses quando as precipitações superaram a média climiatológica, entre dezembro de 2019, agosto de 2020 e janeiro de 2021, durante a maior parte do período houve predomínio de baixa precipitação, principalmente, a partir de fevereiro deste ano.

Confira a nota completa aqui.

 

Com informações do Mapa


Últimas Notícias