Maio termina sem chuva em grande parte do Brasil-Central

Com exceção do Mato Grosso do Sul, maior parte dos estados do Centro-Oeste vão seguir com baixos níveis de umidade no solo nos próximos dias

28/05/2021 às 08:23 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Mesmo com a chuva dos últimos tempos, que chegou em partes da porção Central do país, apenas o sul do estado de Mato Grosso do Sul apresentou aumento significativo nos níveis de água no solo. Em Goiás e Mato Grosso, a tendência é a redução dos níveis hídricos, o que já preocupa os produtores tendo em vista que os grandes volumes de chuva devem cessar na maior parte da região, pelo menos até o fim do inverno no Brasil. 

No Sul do país, a previsão é de grandes volumes de chuva no estado gaúcho com a passagem de uma nova Frente Fria, que deve trazer em torno de 60 mm acumulados ao Rio Grande do Sul. Essa chuva deve se espalhar rapidamente provocando temporais e ventanias também sobre o Paraná e Santa Catarina. 

Na próxima semana esse sistema avança por São Paulo, Rio de Janeiro, partes de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Os maiores volumes de chuva devem se concentrar nas áreas litorâneas dos estados paulista e carioca. 

E depois de toda essa chuva, os termômetros devem cair na próxima segunda-feira pelo Sul, e já na terça, pelo Sudeste e Centro-Oeste.

Na porção Nordeste do país, a redução dos índices de umidade do solo está em fase crítica no interior da região, principalmente na Bahia, Piauí e Pernambuco. Em parte desses estados não cai nem um milímetro de chuva há mais de um mês.

 

Informações por AgroClima/ Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias