Massa de ar frio causa geadas na região centro-sul do Brasil

Produtores rurais do interior do Paraná registraram a geada que caiu durante a madrugada

25/05/2021 às 10:58 atualizado por Frederico Diegues - SBA | Siga-nos no Google News
:
Geada em São Mateus do Sul - PR
Foto: Sindicato Rural de São Mateus do Sul

Nesta terça-feira (25) uma massa de ar frio atua sobre o centro-sul do Brasil, propiciando uma geada ampla desde o norte do Rio Grande do Sul, em boa parte de Santa Catarina e Paraná e também em pontos isolados do sul de São Paulo e da Serra da Mantiqueira (SP/MG). Os termômetros nestas áreas ficam abaixo dos 4°C, e podem chegar a valores negativos na região serrana catarinense.

O frio atinge também o Acre, Rondônia, e o oeste do Amazonas, favorecendo um fenômeno conhecido como “friagem”. Durante o período da tarde, sobem as temperaturas, mas não chega a fazer calor. A massa de ar frio é também uma massa de ar seco, que mantem o tempo firme em praticamente toda a região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Mato Grosso do Sul, norte do Espirito Santo e sul da Bahia, há previsão de chuva isolada, devido a áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera. No nordeste, boa parte da região permanece com o tempo seco, e a circulação marítima foavorece a formação de nuvens carregadas no litoral da Paraíba e Sergipe. 

Em São Mateus do Sul, no Paraná, os produtores rurais registraram a geada que caiu na cidade durante a madrugada.

 

Com informações Somar Meteorologia

Foto de capa por Sindicato Rural de São Mateus do Sul


Últimas Notícias