Governo finaliza seleção de projetos de turismo em áreas rurais

"Projeto Experiências do Brasil Rural" visa ampliar o turismo em áreas rurais do país, promovendo os produtos e serviços da agricultura familiar

25/05/2021 às 11:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foram oficializados, ontem (24), os oito roteiros turisticos que farão parte do Projeto Experiências do Brasil Rural. O projeto, fruto de uma parceria entre os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Turismo (Mtur), junto à Universidade Federal Fluminense (UFF), que iniciou seu processo seletivo em março deste ano, tem como foco a diseminação do turismo em áreas rurais do país, promovendo os produtos e serviços vindos da agricultura familiar. Agora os locais passarão a ter apoio técnico para estruturar os destinos e empreendimentos, bem como a comercialização de serviços e produtos.

Gilson Machado Neto, Ministro do Turismo, reforça a ideia de impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar relacionados ao turismo. “Apoiando a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros de experiências no meio rural, o resultado será o fortalecimento dos roteiros, tendo a agricultura familiar como um diferencial. Com isso, também conseguimos diversificar a oferta turística brasileira”, afirma.

Durante o processo seletivo, foram analisadas 50 propostas que contemplavam as quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Com o fim da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão convocados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.

Os oito roteiros ficam localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, a rota selecionada foi a “Amazônia Atlântica”. Situada entre Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (Pará), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, degustação de queijos artesanais e frutas orgânicas encontradas no estado.

No Nordeste, o roteiro escolhido foi “Terra Mãe Brasil, Seus Caminhos Segredos e Sabores”, em Porto Seguro (Bahia). O destino oferece aos visitantes desde passeioss na natureza preservada e rotas históricas a degustação de novos sabores, entre eles queijos, frutas, cervejas artesanais e iguarias típicas.

 

Com informações do Mapa
 


Últimas Notícias