Frio deste ano será intenso, aponta previsão da Somar Meteorologia

Estados do Sul e do Sudeste terão chuva nos próximos dias; Norte e Nordeste a partir de quarta

23/05/2021 às 08:05 atualizado por Valdecir Cremon - SBA | Siga-nos no Google News
:

As chuvas que caem neste final de semana dão uma trégua na longa estiagem que o centro e Sul do país viviam. Porém, por mais que tenha sido volumosa em alguns municípios, a chuva apenas ajuda a estancar as perdas, mas não a reverter a situação de seca grave entre o Sudeste, Sul e áreas ao sul de Goiás.

Nesta segunda-feira (24) a chuva diminui e o tempo firme volta a predominar desde o Sul de Mato Grosso, passando por São Paulo e os estados da região Sul, principalmente o Paraná. Uma massa de ar polar e seco atua no interior do continente inibindo a chuva na maioria dos estados brasileiros. 

A precipitação ocorre na região Norte e em partes do centro-Oeste, em Mato Grosso, Goiás e na metade de Minas Gerais. No Nordeste, a maior parte da região fica sob atuação de uma outra massa de ar seco, mas quente. Chuvas rápidas podem acontecer somente no litoral. 

O frio ganha força, nesta semana, e diversas cidades do Sul e Sudeste podem registrar as menores temperaturas mínima do ano na madrugada de terça-feira (25). A chuva retorna para as duas regiões e o centro-Oeste a partir de quarta-feira.

As instabilidades aumentam em Telêmaco Borba (PR, com previsão de aproximadamente 30 milímetros até o final de semana.  

Em Limeira (SP) chove em torno de 20 milímetros entre a quarta-feira e o sábado. 

Em Ijuí (RS), a chuva dos últimos dias favoreceu a recuperação do solo, a maturação e enchimento de grãos do feijão segunda safra. A colheita do arroz chega ao fim e no começo desta semana o tempo volta a ficar firme. Os produtores aproveitam essas “janelas” de tempo seco para preparar a terra. 

A chuva que caiu na última semana favoreceu a  umidade do solo na região de Santa Rosa (RS), cidade conhecida como o "Berço Nacional da Soja", e que tem população de 73,4 mil habitantes (IBGE). 

Atualmente, 38% da área plantada de canola na cidade já está em processo de germinação e desenvolvimento vegetativo. As lavouras apresentam bom aspecto, de acordo com a Emater-RS.

OUTRAS REGIÕES

Entre os dias 26 e 30 de maio, o tempo fica firme em boa parte do Nordeste, sul da região Norte e áreas do centro-Oeste. Entretanto, o mês termina úmido no Sul, Sudeste e norte da região Norte. 
Começando pela região Norte, chuvas fortes e volumosas previstas para o Amapá, Roraima e extremo norte do Amazonas. 

No Sudeste, estes últimos dias de maio têm chuva entre São Paulo, Rio de Janeiro e metade sul de Minas Gerais. Maiores volumes de chuva previstos para o Rio e o leste Paulista, com mais de 30 milímetros. 

No Espírito Santo, norte e oeste de Minas Gerais, tempo firme. 

Na região Sul, os temporais e altíssimos volumes de chuva se concentram entre o noroeste gaúcho até o Paraná, a partir de quarta-feira. Para Cascavel são previstos mais de 15 mm de chuva entre quarta e sábado. 

Após a chuva, vem o frio, que promete ser severo neste ano. Os primeiros dias de junho serão de temperaturas entre zero e 6 graus na maior parte da região Sul, com risco de geadas amplas nos três estados.


Últimas Notícias