RS receberá certificado internacional como zona livre de aftosa sem vacinação

Evento será acompanhado pela secretária da Agricultura do estado e a ministra da Agricultura

21/05/2021 às 16:36 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Estado do Rio Grande do Sul será reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A oficialização do status será feita pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), de forma online, na próxima quinta-feira (27). A secretária da Agricultura do RS, Silvana Covatti irá acompanhar a certificação junto à ministra da Agricultura (Mapa), Tereza Cristina, em Brasília.

Após o reconhecimento, o estado poderá ter acessos a mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá, alcançando até 70% dos mercados mundiais disponíveis. O governo espera que haja um incremento de US$ 1,2 bilhão por ano, nas exportações de carne do RS.

A retirada da vacinação contra a febre aftosa – suspensa no RS desde março de 2020 – representa uma economia de R$ 214 milhões para os produtores do estado. Nesse valor estão inclusos os custos das doses, logística de distribuição, mão de obra e a perda de peso dos animais por reação à vacina.

 

Com informações Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural Rio Grande do Sul / Foto Wenderson AraujoTrilux


Últimas Notícias