Mato Grosso antecipa período de proibição de queimadas na zona rural

Medida visa prevenir incêndios florestais devido aos baixos índices de chuvas

20/05/2021 às 14:39 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O governo de Mato Grosso publicou na última quinta-feira (19), o Decreto Nº 938/2021, em que determina emergência ambiental até novembro e adianta o período de proibição de queimadas na zona rural em todo estado.

Com o decreto, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais entre os dias 1º de julho a 30 de outubro de 2021. Em zona urbana, as queimadas são proibidas o ano todo. 

A medida é preventiva, em razão da alta probabilidade de ocorrência de incêndios florestais diante dos baixos índices de chuvas. 

O Estado inaugurou uma unidade estratégica do Corpo de Bombeiros em Poconé (104 km de Cuiabá), que deverá atuar na resposta rápida aos incêndios no Pantanal.

O governo afirma que leva em consideração o monitoramento do Estado, que aponta o aumento de focos de calor a partir de maio, com baixa quantidade de chuvas, e baixo nível de umidade relativa do ar – o que aumenta o risco de propagação de incêndios. 

Nos últimos anos, Mato Grosso tem figurado entre os primeiros estados em área atingida por incêndios no período de estiagem, e no ano passado, foi fortemente atingido pelo fogo na zona rural, principalmente, no Pantanal mato-grossense.

 

Informações por Gov MT/ Foto de capa por Mayke Toscano/Secom-MT


Últimas Notícias