Chuvas retornam ao interior do país na última semana de maio

Precipitações devem ocorrer na maior parte da porção central brasileira a partir do próximo sábado (22)

19/05/2021 às 08:32 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Para as regiões do interior do país que já sofrem com a falta de precipitações, os próximos dias serão de retorno das chuvas entre 22 e 27 de maio, com pancadas que devem se concentrar em Goiás, Mato Grosso, norte de Minas, São Paulo e Mato Grosso do Sul, regiões onde é raro chover entre o Outono e o Inverno. 

O retorno das chuvas é muito bem-vindo para ajudar a estancar as perdas da maior parte dos produtores de milho segunda safra, além de ajudar na reposição e preparo do solo para a semeadura do trigo. 

Toda essa chuva é resultado da formação de uma Frente Fria que vai derivar do Ciclone Extratropical que deve se formar entre o Uruguai e a Argentina no final desta semana, e levará ventos, agitação marítima e chuva em todos os estados sulistas. Essa é uma boa notícia para os produtores de culturas de Inverno, que já se preparam para o início do plantio. 

No Nordeste, os próximos dias serão de chuva isolada, mas constante entre o Sergipe e o Rio Grande do Norte. Nas áreas produtoras de cana, a partir do dia 23 o tempo segue mais seco e com pouca chance para chuva. 

Enquanto isso, a região Norte do Brasil já registra a terceira maior cheia da história do Rio Negro, com quase 30 metros e a tendência é de mais chuvas na região. Para os próximos dias, há risco de trovoadas no Amazonas, Roraima e norte do Pará. O tempo firme só deve predominar no Tocantins, Rondônia e sul do estado paraense.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias