Exportação de fruta cresce mais de 20%, diz Conab

Mercado de flores exportou volume 92% maior do que no ano passado

18/05/2021 às 13:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os produtos brasileiros aumentaram sua participação no mercado externo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do 5º Boletim Prohort divulgado hoje (18), o volume de produtos exportados cresceu em 21,39% no primeiro quadrimestre de 2021, se comparado com o mesmo período do ano anterior. O aumento gerado pelas vendas é superior, chegando a 23,22%.

O destaque entre os produtos foi a maçã, que apresentou crescimento superior a 100% nas vendas. Nos últimos dois anos, o volume exportado da fruta entre janeiro e abril, ficava abaixo de 30 mil toneladas. Já neste ano, foram exportadas cerca de 60 mil toneladas do produto até o momento, tendo como principais destinos Índia, Bangladesh e Rússia.

A exportação tem se mostrado uma boa opção para médios e grandes produtores manterem a rentabilidade, diante da situação de uma boa safra e baixa demanda no mercado interno. Segundo os dados levantados pela Conab, o mês de abril foi marcado pela continuidade da queda de preços praticados nos mercados atacadistas analisados, devido ao aumento da oferta nas regiões produtoras. Este comportamento de queda esteve presente nos primeiros quinze dias de maio. 

O boletim também trouxe informações sobre o mercado das flores. Apenas nos primeiros três meses deste ano, foram exportadas 270 toneladas de plantas vivas e produtos de floricultura, representando valor de US$ 2,3 milhões. O volume embarcado foi 92% maior do que o registrado no mesmo período em 2020, quando foram vendidas 141 toneladas. 

Também foi destacada a dificuldade do mercado interno, afetado pelas medidas de isolamento social, adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus. A queda brusca na demanda fez com que o setor tivesse de se adaptar, com forte expansão no comércio eletrônico e no uso de plataformas de entrega, o que permitiu a retomada de boa parcela dos negócios, em especial pelos produtores com maior estrutura.

 

Com informações Conab. / Foto Pixabay


Últimas Notícias