A segunda-feira começa com aviso de baixa visibilidade emitido pela Marinha do Brasil, desde o litoral do Rio Grande do Sul até a costa sul de Peruíbe (SP), devido à formação de nevoeiros esparsos.
Por outro lado, o dia será com predomínio de sol e tempo firme na maior parte do país, devido à persistência de uma massa de ar seco sobre áreas do Brasil Central e Região Sul, que inibe a formação de nuvens de chuva.
Os níveis de umidade relativa caem cada vez mais durante a tarde, especialmente em capitais como Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá. Tem previsão de chuva rápida e isolada somente no litoral do Paraná, devido à passagem de uma frente fria afastada.
Mudança de umidade do solo. Imagem por Somar Meteorologia
O sistema também aumenta a nebulosidade entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas não é capaz de causar chuva. Destaque para chuva forte e volumosa sobre o norte do Pará, Amapá e norte do Maranhão, que seguem sob influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Também há previsão de chuva com trovoadas sobre o Acre, Amazonas, Roraima e demais áreas do Pará, mas que ocorrem de maneira mais isolada. Na costa leste nordestina, a chuva chega ao final de do dia, mas de forma passageira. Somente o estado de Sergipe receberá volumes mais expressivos, mas nada extremo até o momento.
Confira mais informações no AgroClima desta segunda-feira (17).
Informações por Somar Meteorologia