Artigo: Conab reduz estimativa de produção de milho, mas mantém volume muito elevado

12/05/2021 às 10:48 atualizado por Fabiano Reis* - Canal do Boi | Siga-nos no Google News
:

Mais uma vez a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), surpreende e lança números para o milho distantes da realidade de campo. Pelo menos da situação na qual o produtor rural está inserido de forte dificuldade no desenvolvimento das lavouras de milho e, até mesmo, registros de acionamento de seguro rural no Paraná e consultas em Mato Grosso do Sul.

Enfim, a estatal até reduziu sua estimativa. Entretanto, para ainda robustos 106,41 milhões de toneladas alta de +3,7%.  Número ainda pesado se considerarmos as incertezas diante do clima no desenvolvimento da lavoura e principalmente as certezas de perdas já registradas em, pelo menos, dois estados.

Dentro de um cenário complicado para existir, se considerarmos as informações de campo a Conab reduziu 2,59 mi/ton a estimativa de produção frente ao mês de abril, mesmo recuo registrado no suprimento, deu manutenção no consumo interno (72,14 mi/ton) e exportações (35 mi/ton) e, principalmente, reduz os estoques de passagem para elevados 10,86 mi/ton, um número muito para o mercado que já aposta em final de safra com volume armazenado de 7 mi/ton até 9 mi/ton, como temos verificado conjuntamente e diariamente com operadores, corretoras e empresas de análises com a Pátria Agronegócios, Agrinvest, Agrural, entre outras.

 

*Fabiano Reis é jornalista e apresentador no Canal do Boi


Últimas Notícias