Boletim orienta sobre cuidados com parreiras durante inverno da Serra Gaúcha

Documento foi elaborado pelos pesquisadores da Seapdr e da Embrapa Uva e Vinho

11/05/2021 às 13:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Até o mês de junho, os produtores na Serra gaúcha terão menos chuvas e temperaturas mais baixas em relação às médias históricas, segundo a última edição do Boletim Agrometeorológico da Serra Gaúcha, elaborado por pesquisadores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) e da Embrapa Uva e Vinho.

A publicação reforça a importância de manter o parreiral sadio, com atenção ao controle de míldio e oídio, no caso de cultivares viníferas, e de mancha-das-folhas para cultivares americanas ou híbridas. 

Aguardar a queda natural das folhas da videira para iniciar a pré-poda ou a poda antecipada, com a proteção dos cortes para evitar a entrada de fungos causadores do declínio e morte descendente também são alguns dos manejos indicados na publicação. 

Outra orientação é aproveitar o período para planejar e investir em sistemas de irrigação e estruturas de armazenamento de água, como reservatórios e açudes.

A precipitação pluvial acima da média histórica em janeiro, e as condições meteorológicas próximas da média em fevereiro e março, restringiram a evolução da maturação nas cultivares intermediárias e tardias. 

As cultivares precoces, colhidas até a primeira quinzena de janeiro de 2021, de modo geral, atingiram maior qualidade enológica.

 

Informações por Seapdr


Últimas Notícias