Alta na Selic deve deixar inflação abaixo da meta, prevê Copom

Segundo o comitê a alta é uma "normalização parcial dos juros"

11/05/2021 às 13:34 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Comitê de Política Monetária (Copom) afirmou que elevar a taxa de juros Selic até um patamar neutro, fará com que a inflação fique abaixo da meta. A informação foi divulgada hoje (11) e consta na última reunião, que elevou a taxa básica de juros de 2,75% para 3,5%.

Segundo consta na ata da reunião, a alta chamada de “normalização parcial” dos juros pelo comitê, reflete as opiniões do Copom sobre a política monetária adequada para a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante. Esta foi a segunda vez no ano, que o Governo elevou a Selic em 0,75%.

O comitê elevou a taxa de juros em meio a um cenário de aumento da inflação de alimentos, combustíveis e energia. Segundo o Copom, os preços internacionais das commodities continuaram em elevação, com exceção do petróleo, o que causou grande impacto nas projeções nos preços de bens industriais e alimentos.
Além disso, a alta na bandeira tarifária de energia elétrica deve pressionar a inflação no curto prazo. De acordo com o Copom, os choques atuais são temporários.

Segundo evidenciado nas pesquisas do boletim Focus, as projeções de inflação estão inferiores à meta para 2022. As expectativas apuradas pela pesquisa Focus apontam para 2021,2022 e 2023 inflação de 5%, 3,6% e 3,25%, respectivamente.

“Adicionalmente se observou que elevações de juros subsequentes, sem interrupção, até o patamar considerado neutro implicam projeções consideravelmente abaixo da meta de inflação no horizonte relevante”, diz a ata da reunião.

 

Com informações Agência Brasil


Últimas Notícias