Prazo de vacinação contra brucelose termina no fim de maio em São Paulo

Devem ser vacinadas bovinas e bubalinas, com idade entre três a oito meses

10/05/2021 às 18:05 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Todas as fêmeas bovinas e bubalinas no estado de São Paulo, com idade entre três a oito meses, devem ser vacinadas contra a brucelose até 31 de maio e a declaração de vacinação entregue até 7 de junho.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a vacinação contra a brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas bovídeas dentro desta faixa etária e não precisa ser repetida no decorrer da vida útil do animal. Os machos não precisam ser vacinados.

“Por ser uma vacina viva, que pode infectar quem a manipule, a vacinação deve ser feita por um profissional médico veterinário cadastrado, que além de garantir a correta aplicação e cuidados de manipulação, fornece o atestado de vacinação ao produtor”, explica o médico veterinário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Klaus Saldanha Hellwig.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária mantém uma relação de médicos veterinários cadastrados para realizar a vacinação em diversos municípios do estado de São Paulo. 

A emissão do atestado de vacinação contra brucelose pelo médico veterinário cadastrado não dispensa a obrigatoriedade da declaração da vacinação. “O médico veterinário realiza a vacinação e emite o atestado e o produtor realiza a declaração no Gedave, de todas as bezerras vacinadas de 1º de dezembro de 2020 a 31 de maio de 2021”, disse Hellwig.

O calendário estabelecido no Estado pela Secretaria visa facilitar a organização do produtor rural. O prazo final para declarar as vacinações, tanto da brucelose como da febre aftosa, é o dia 7 de junho. 

Também permanece como 7 de junho o prazo para apresentar o certificado de vacinação nos laticínios e outros estabelecimentos de processamento de leite.

A secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo orienta que em tempos de prevenção e proteção à Covid-19, é importante que o produtor adote medidas que reduzam o contato pessoal e que a declaração das vacinas seja realizada preferencialmente por meio eletrônico, no sistema informatizado Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave).

 

Informações por Secretaria de Agricultura e Abastecimento


Últimas Notícias