Região de Minas Gerais sofre com estiagem há 30 dias

Falta de chuva prejudica lavouras de grãos e pastagens no estado

07/05/2021 às 05:00 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A falta de chuva durante o verão e o outono seco mantém os indíces de água no solo em níveis baixos em todo o sudeste brasileiro.

Em Minas Gerais, não chove há mais de 30 dias. No sul, triângulo e centro de Minas Gerais, a estiagem dura há mais de 50 dias. A situação mais crítica se encontra no noroeste do estado, onde a estiagem dura entre 30 a 50 dias, comprometendo as lavouras de grãos e as pastagens.

O verão foi marcado pela falta de chuva e agora o outono é marcado por um grande período de estiagem, o que compromete uma das principais áreas produtoras de grãos do estado. Em Buritis, não há previsão de chuva para os próximos 15 dias, e as temperaturas devem passar dos 30°C durante as tardes.

Em Maria da Fé (MG), nos próximos 15 dias, uma frente fria deve passar pela costa sudeste, elevando a umidade do solo. No sul do estado mineiro são previstas pancadas de chuva isoladas, sem grande itensidade, com acumulados de 6 mm. Porém, a partir do dia 20 não há previsão de chuva.

A partir do fim de semana as temperaturas devem despencar na região e na terça-feira (12), teremos o ápice do frio, com mínimas que podem chegar em torno de 6°C na cidade.

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias