Copom realiza hoje terceira reunião do ano para definir taxa de juros

Encontro termina amanhã com o anúncio da decisão

04/05/2021 às 11:18 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A taxa básica de juros, a Selic pode sofrer um novo reajuste. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) se reúne hoje (4) e amanhã (5). Ao final do encontro, o Copom anunciará a decisão.

A previsão das instituições financeiras é que a Selic deve subir 2,75% ao ano para 3,5% ao ano, em virtude a alta da inflação nos últimos meses. Essa projeção foi apresentada ontem (3) na pesquisa semanal do BC, o boletim Focus. O mercado prevê que até o final do ano a taxa estará em 5,5% ao ano.

Entre agosto de 2020 a março deste ano a taxa estava em 2% ao ano, no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. A Selic é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia.

O Copom se reúne a cada 45 dias. No primeiro dia de encontro são feitas apresentações técnicas sobre perspectivas das economias brasileira e mundial e o compartimento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros analisam as possibilidades e definem a Selic.

 

Com informações e foto de capa Agência Brasil


Últimas Notícias