PIB do agronegócio cresce 8,27% em São Paulo

Dados divulgados pelo Cepea apontam destaque para o segmento primário

03/05/2021 às 14:09 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Estado de São Paulo apontou avanço de 8,27% no Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio. Segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em 2020 o agronegócio representou 14% do PIB. Essa pode ser a alta mais expressiva desde 2010, quando o crescimento atingiu 12,17%.

Segundo pesquisadores do Cepea, o estado acompanhou a tendência do setor, registrando avanços tanto na pecuária quanto na agricultura, tendo em vista o impulsionamento do ramo pecuário pela elevação nos preços das proteínas, o setor teve participação de 20% no agronegócio paulista.

No ramo agrícola, destacou-se o segmento primário. Os preços subiram e as produções, principalmente, de cana-de-açúcar, café e soja aumentaram. O ramo agrícola manteve seu destaque, registrando participação de 80% no PIB do agronegócio paulista.

Os dados ainda apontam que os segmentos de agroindústria e agroserviços, conhecidos como segmentos pós-porteira, tiveram as maiores participações no PIB do setor em 2020, resultado característico do agronegócio paulista.

 

Com informações Faesp / Foto: Pixabay


Últimas Notícias