Zoneamento agrícola do amendoim está disponível para todos os estados

Portarias específicas para cada Estado foram publicadas nesta segunda-feira (3)

03/05/2021 às 11:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As portarias com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), ano-safra 2020/2021 para o cultivo do Amendoim (Arachis hypogaea L.), foram publicadas hoje (3), no Diário Oficial da União. Serão publicadas portarias específicas para cada Unidade Federativa.

A produção de amendoim se desenvolve melhor em climas quentes. Temperaturas de 30 °C ou superiores são ideais para a germinação, desenvolvimento inicial das plantas e formação do óleo. Regiões chuvosas ou muito úmidas não são as mais indicadas, pois além de propiciarem o aparecimento de doenças prejudicam a colheita e a qualidade do produto.

O Zarc visa reduzir os riscos relacionados aos problemas climáticos, utilizando o modelo agrometeorológico, permite que o produtor identifique a melhor época para plantar, levando em conta aspectos regionais, da cultura e dos diferentes tipos de solo.

Seguindo as recomendações do Zarc, os agricultores estarão menos sujeitos aos riscos climáticos e ainda poderão ser veneficiados pelo Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) e pelo Programa de Subvenção ao prêmio do Seguro Rural (PSR). Muitos agentes financeiros só concedem o crédito rural apenas para cultivos em áreas zoneadas.

A forma mais prática de acessar as informações oficiais do Zarc é o aplicativo Zarc Plantio Certo, desenvolvido pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas/SP) que está disponível para tablets e smartfones Android e iOS.

Os resultados também podem ser consultados por meio da plataforma "Painel de Indicação de Riscos". 

 

Com informções Mapa. / Foto: Pixabay.


Últimas Notícias