Brasil registra recorde de 14,4 milhões de desempregados, estima IBGE

Número é o maior registrado desde 2012, quando teve início a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua

30/04/2021 às 12:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:
Imagem Pixabay

O Brasil atingiu o maior número de desempregados desde 2012, quando teve início a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No trimestre encerrado em fevereiro (de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021), o número de desempregados chegou a 14,4 milhões, estima a entidade.

O resultado representa alta de 2,9%, valor superior a 400 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior (de setembro a novembro de 2020), quando foram calculadas 14 milhões de pessoas em situação de desocupação. 

Segundo o IBGE, mesmo com o valor superando os anos anteriores, a taxa de desocupados em 14,4% ficou estável em relação ao trimestre anterior, com 14,1%, mas apresentou alta de 2,7 pontos percentuais na comparação com igual trimestre do ano passado, quando foi estimada em 11,6%.

Segundo a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, embora haja a estabilidade na taxa de ocupação, já é possível notar uma pressão maior com 14,4 milhões de pessoas procurando trabalho. A pesquisadora destacou que não houve, nesse trimestre, geração significativa de postos de trabalho, o que também foi observado na estabilidade de todas as atividades econômicas, muitas ainda retendo trabalhadores, mas outras já apontando um processo de dispensa como o comércio, a indústria e alojamentos e alimentação.
 

 

Com Informações Agência Brasil


Últimas Notícias