O Anuário da Cerveja 2020, divulgado hoje (30), apresentou uma alta de 14,4% no número de cervejarias no Brasil, atingindo o total de 1.3083 cervejarias registradas. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Mapa.
De acordo com o levantamento, em 2020 foram registradas 204 novas cervejarias no país, enquanto 30 foram canceladas, correspondendo à um saldo positivo de 174 novas cervejarias no ano. Também no ano passado, pela primeira vez, todos os estados possuem, em seu território, pelo menos uma cervejaria, após a primeira fábrica do Acre ser aberta.
O Anuário da Cerveja aponta que o Piauí foi o estado que obteve o maior crescimento no setor, com alta de 200%, seguido da Paraíba, que registrou elevação de 60%.
Nos municípios, o maior crescimento registrado foi em Riberião Preto, aumento de 50%, e São Paulo com 44%. As regiões Sul e Sudeste continuam a concentrar o maior número de cervejarias, representando 85,6% do total de empreendimentos do ramo registrados no Mapa.
Segundo informado pelo anuário, o número de municípios com cervejarias chegou a 609, aumento de 5%. Também foi apresentado um levantamento que calcula a densidade por habitantes.
“Nesse quesito, o estado de Santa Catarina aparece em primeiro lugar, com 41.443 habitantes por cervejaria registrada. Em nível municipal, nove dos 10 municípios com maior densidade por habitante estão no Rio Grande do Sul, com destaque para Santo Antônio do Palma (RS), com 1.062 habitantes por cervejaria registrada no Mapa”, esclareceu, o ministério, através de nota.
Segundo o coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Mapa, Carlos Vitor Müller, a ampliação do ramo em pequenos municípios é atribuida à saturação de espaço nos grandes centros urbanos. “Por isso, os novos estabelecimentos passam a se instalar em cidades menores, em regiões menos atendidas”.
Foram registrados no ano passado 8.459 novos produtos para cerveja, numero 15% menor em comparação com 2019. Segundo o Ministério, é a primeira vez desde 2008 que isso ocorre.
“Sabemos que muitos desses lançamentos de novos produtos foram impactados pela pandemia, pelas restrições de consumo e restrições econômicas de forma geral. Com um menor número de lançamentos, se faz um menor número de registros de produtos também”, pontua Müller.
O registro das cervejarias é feito pelo Mapa, que autoriza o funcionamento do estabelecimento. A autorização considera elementos como capacidade técnica e condições higiênico-sanitárias do empreendimento.
Com informações Agência Brasil/ Foto: Pixabay