Agricultura

Mapa lança Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste

Projeto visa promover o desenvolvimento sustentável para produtores da região

30/04/2021 - 11:00 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

O Programa de Fomento à Agricultura Irrigada no Nordeste (Profinor), que visa promover o desenvolvimento sustentável e a produtividade agrícola pela irrigação no Nordeste, no norte de Minas Gerais e norte do Espirito Santo foi publicado ontem (29). O programa foi lançado pela ministra Tereza Cristina, e pelo Banco do Nordeste, que atuará como um dos principais agentes de crédito.

A finalidade do Profinor é disponibilizar aos empreendedores rurais que trabalham com sistemas de irrigação nas regiões taxas acessíveis para financiamento de projetos que buscam a inovação e a sustentabilidade ambiental.

“O Nordeste tem um enorme potencial agropecuário, mas que é limitado pelas suas dificuldades hídricas. Historicamente, essa região tem sofrido muito com esses problemas que atingem também o norte dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, prejudicando, sobremaneira, os produtores rurais dessas regiões, especialmente aqueles pequenos e médios produtores, cujos recursos são escassos”, pontuou Tereza Cristina.

Segundo o Banco do Nordeste, mesmo com as adversidades, a região nordestina corresponde a 26% de todas as áreas irrigadas do Brasil, além de ser responsável por 80% de todas as frutas frescas produzidas no Brasil.

Através do programa, o governo federal quer fortalecer a agricultura irrigada na região, usando os instrumentos previstos na Política Nacional de Irrigação e, de tal forma, aumentar a oferta de alimentos e de empregos rurais e incentivar o uso de energias alternativas.

Acesse a Política Nacional de Irrigação. 

 

Com informações Mapa. / Foto: Wenderson Araujo

Compartilhar

Últimas Notícias