Região Norte e partes do Nordeste enfrentam chuva hoje

Nesta sexta (30) a chuva volumosa alcança regiões produtoras do Sealba e leste nordestino

30/04/2021 às 05:59 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Ainda que as precipitações previstas possam gerar transtornos e criar nas capitais alguns pontos de alagamento. Para as regiões produtoras essa chuva é muito bem-vinda pois beneficia culturas como feijão, mandioca, milho e cana-de-açúcar. Altos volumes estão na rota da região Norte do país, também durante o dia de hoje (30). Regiões do Amazonas, Roraima e Pará devem receber chuva agrícola até o início da próxima semana.

Já na porção Sul do país, somente na próxima terça (4) uma frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul e causar chuva forte, frequente e volumosa. Aliado a essa frente fria, teremos a presença de um bloqueio atmosférico que deve segurar as chuvas na região Sul do país.

No Brasil central, o tempo segue firme deste o Centro-Oeste até o Sudeste, e deve se manter assim até pelo menos o dia 12 de maio. No Sudeste, os produtores de cana, citros e café arábica tiveram um mês de poucas precipitações. Em Guaxupé (MG), a chuva só alcançou os 13mm, 83% abaixo da média. Em Ribeirão Preto, choveu apenas 28mm quando o normal é quase 70mm.

No sul da Bahia, a espera também é de melhores chuvas para o próximo mês. Em abril o município de Itacaré, grande produtor de cacau na região, registrou 43% a menos de chuva do que a média para o mês, mas maio já começa com boas notícias para essas áreas. Em quinze dias os acumulados devem ficar em torno dos 70mm aumentando a umidade do solo e desenvolvendo o cacau.


Últimas Notícias