Brasil pode aumentar exportações de 41 produtos agropecuários à Coreia do Sul, diz CNA

População do país asiático chega a 51,7 milhões de habitantes

28/04/2021 às 14:23 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou, na última terça-feira (27), o estudo “Brasil e Coreia do Sul: Complementariedade que merece amplo acordo”, em reunião da Comissão de Relações Internacionais do Instituto Pensar Agro (IPA).

O documento mostra o potencial de aumento nas exportações de ao menos 41 produtos agropecuários do Brasil para o país asiático, podendo o número de produtos com tal potencial chegar a 250. De acordo com a CNA, a entrada no mercado sul-coreano será possível apenas com um amplo acordo.

O assessor técnico da Diretoria de Relações Internacionais da CNA, Pedro Rodrigues, afirmou que a Coreia do Sul é a 7ª maior economia do leste da Ásia e Pacífico, em relação à renda per capita, e um mercado importante para novos produtos, com uma população de 51,7 milhões de habitantes.

“Não há dúvidas de que um acordo de livre comércio traga mais competitividade ao Brasil no mercado sul-coreano. Acordos como esse são importantes para o Brasil enquanto economia porque elevam o patamar do País nas cadeias globais de valor.”

Segundo o estudo, mais de 50% das exportações brasileiras com destino ao país fazem parte do acordo agrícola, com destaque para produtos como farelo de soja, milho, álcool etílico, soja em grãos e carne de frango in natura. A Coreia do Sul tem hoje 15 acordos comerciais em vigor e um negociado, porém não em vigor com o Reino Unido.

De acordo com informações da CNA, como encaminhamento, a Comissão de Relações Internacionais do IPA irá ampliar as discussões convidando outras entidades e órgãos do governo como o Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério da Economia para discutir o tema.

 

Informações por CNA


Últimas Notícias