Produção da Petrobras apresenta queda de 5% no 1º trimestre de 2021

Dados foram apresentados ontem (27) pela estatal

28/04/2021 às 10:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A produção média de óleo, líquidos de gás natural (LGN) e gás natural da Petrobras, no primeiro trimestre de 2021, foi de 2,720 milhões de barris por dia. Os dados foram apresentados ontem (27) pela estatal. O relatório de produção e vendas, se comparado com os primeiros três meses do ano passado, apresentou uma queda de 5%. Levando em conta apenas a produção feita em solo brasileiro, a redução foi de 4,8%.

Considerando que apenas óleo e LGN são produzidos no Brasil, houve queda de 3,5%. A produção nacional média de gás natural também caiu, fechando em 523 milhões de barris de óleo equivalentes por dia (boe/dia), 2,4% menor do que a do primeiro trimestre de 2020.

No entanto, se comparada com o quarto trimestre de 2020, a produção cresceu 3,1% considerando óleo, LGN e gás natural.  Segundo a estatal os resultados mostram solido desempenho operacional, mesmo com o agravamento da pandemia de Covid-19.  "O que motivou esse resultado foi principalmente o crescimento da produção da plataforma P-70, no campo de Atapu", dizia a nota publicada.

Os campos do pré-sal, onde se encontra o campo de Atapu, responderam por 69% da prpdução no período. Nos primeiros três meses do ano passado, eles produziram 63% do total. "Apesar da continuidade do cenário de contingência, temos conseguido operar com segurança e eficiência e manter um bom desempenho", dizia o relatório.

Alguns dos fatores que influenciaram a queda, também foram apresentados no documento. A produção teve declíno natural em 11% dos projetos que já haviam atingindo o pico. Além disso o relatório expoe que os campos em terra e águas rasas tiveram produção 30,6% inferior ao primeiro trimestre do ano passado.

 

Com informações Agência Brasil / Foto por  André Motta de Souza- Agência Petrobras.


Últimas Notícias