Região Sul tem recordes de frio pelo segundo dia consecutivo

Para hoje, a previsão é de geadas fracas nas serras gaúcha e catarinense

28/04/2021 às 09:03 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Uma frente fria que se afastou da porção sul do país, deu espaço para uma massa de ar polar que tem ocasionado queda acentuada nas temperaturas. Na cidade de Urupema, por exemplo, os termômetros chegaram a -2 graus. Para os próximos dias, alerta de geadas pontuais, especialmente nas áreas mais altas da região, e a chuva só deve retornar a partir da próxima segunda (2/5), especialmente no interior gaúcho.

Pelo norte do país, mais especificamente no Tocantins, os produtores de fruta já começaram o plantio nesta semana. Por hora a semeadura está restrita ás áreas mais altas tendo em vista que as regiões de várzea estão sujeitas a alagamento por conta da chuva frequente na região. A previsão é de que nos próximos dias, a chuva prevista para grande parte do Norte do país chegue ao Tocantins com volume reduzido, mas o solo deve se manter com bons índices hídricos graças ao escoamento das águas quem vem dos estados vizinhos.

Os produtores do Matopiba também são beneficiados com a chuva que causou melhora nos níveis de água no solo. Com as precipitações dos últimos dias, a disponibilidade hídrica no solo em algumas partes do Nordeste progrediu significativamente e já tem valores acima dos 80%. A previsão é de que aos poucos a chuva diminua e pancadas isoladas atinjam a região.

Já no Sudeste, o café conilon que já começou a ser colhido no estado capixaba, também deve receber chuva com acumulados de até 15mm nos próximos cinco dias. Isso ocorre devido ao avanço de um sistema frontal na costa do estado.

Nas áreas do Centro-Oeste do país, assim como São Paulo e Minas Gerais, a previsão é de tempo firme para esta quarta-feira (28).

 


Últimas Notícias