Brasil e Japão firmam colaboração para agricultura de precisão e digital

Documento foi assinado nesta terça-feira (27) entre o Mapa e a Agência de Cooperação Internacional do Japão

27/04/2021 às 16:34 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em reunião nesta terça-feira (27), entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o governo japonês, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), foi acordado o “Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro”. 

O documento de registro de discussões foi assinado pelo secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Fernando Camargo, e o chefe da JICA no Brasil, Masayuki Eguchi.

As discussões que culminaram com a assinatura do documento de início do projeto estratégico foram iniciadas em 2018, explicou o secretário-adjunto Cleber Soares. “É uma honra estarmos aqui hoje, comungando esforços para a agricultura de precisão no Brasil, haja vista a pujança do Estado japonês em tecnologia digital e de sustentabilidade”. 

De acordo com informações do Mapa, a colaboração terá como pilares a inovação e a sustentabilidade no agronegócio brasileiro. A agricultura de precisão faz uso da tecnologia para planejar a produção agrícola, reduzir custos, aumentar a produtividade e diminuir os impactos ambientais, sendo um dos pilares da agropecuária do futuro.

A JICA prevê uma visita técnica ao Japão, no segundo semestre de 2021, para elaboração de subsídios para o projeto definitivo.

 

Informações por Mapa


Últimas Notícias