Previsão do Tempo

Chuvas devem retornar à região Sul no mês de maio

Nova massa de ar seco e frio tomou conta do sul do país e têm deixado as temperaturas em queda

27/04/2021 - 08:31 | Por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News

Os últimos dias foram marcados pelo avanço de uma Frente Fria pelo Sul, atingindo também o estado de São Paulo. Para os próximos dias, essa frente fria deve avançar até o Rio de Janeiro, trazendo grandes mudanças climáticas na região, e o tempo chuvoso nos estados sulistas deve aumentar a umidade do solo entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, a chuva deve retornar apenas na porção sul do estado, o que aumentará os níveis da água no solo onde o trigo será plantado. No norte paranaense, a chuva volumosa ainda não deve retornar. 

Na região Sudeste, um Sistema de Baixa Pressão no oceano ainda deve manter o tempo fechado entre o norte do estado carioca, Espírito Santo e leste de Minas. No interior paulista e triângulo mineiro, o tempo firme volta a predominar. Na região do café conilon no Espírito Santo e zona da mata mineira, a chuva mais intensa deve acontecer entre hoje e amanhã. 

Na porção central do país após a chuva desta semana, uma nova massa de ar seco avança e deve manter tempo firme por toda a região. Junto com o tempo seco, o ar frio também avança e deixa as manhãs geladas no sul do Mato Grosso do Sul. 

O Norte e Nordeste do país devem concentrar grandes acumulados de chuva nas regiões de Sergipe, Alagoas e leste de Pernambuco, além do Amazona, Roraima, oeste e noroeste do Pará. A chuva será mais passageira no leste da Bahia e da Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão e litoral do Ceará e Piauí. 

A região do Matopiba deve passar novamente por um período mais seco, o que beneficia os produtores de algodão do oeste baiano, mas ao mesmo tempo prejudica os produtores de grãos. No Sealba, desenvolvimento de cana e feijão serão beneficiados com o alto índice de chuva previsto.

 

Informações por Somar Meteorologia

Compartilhar

Últimas Notícias