Metade Norte do país deve ter próximos dias marcados pelas chuvas

Na região Sul, o tempo deve ficar firme em boa parte dos três estados

26/04/2021 às 08:27 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (26), a frente fria que passou pelo Sul do país já encontra-se na altura de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Há condição para pancadas de chuva em quase todo o estado de São Paulo, com exceção apenas do oeste paulista. 

A aproximação da frente fria também traz instabilidades para o Rio de Janeiro, sul mineiro e região da Grande Belo Horizonte. No oeste mineiro e também no nordeste do estado, assim como no Espírito Santo, o tempo fica firme, devido à atuação de uma massa de ar seco. 

Não há previsão de chuva também em parte do interior da Bahia, leste do Piauí, oeste de Pernambuco, oeste da Paraíba e do Rio Grande do Norte e também na metade sul do Ceará. Na faixa entre Sergipe e o leste de Pernambuco, os ventos que sopram do oceano empurrados por um sistema de alta pressão atmosférica no oceano continuam favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva, que podem ter acumulados significativos. 

No Centro-Oeste, a passagem da frente fria somada a instabilidades em aproximadamente 5 km de altitude conhecidas como “cavado”, deixam o tempo bem fechado no norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, com condição para chuva a qualquer hora do dia. Chove também, mas de forma pontual, em quase todo o Mato Grosso e boa parte de Goiás, com exceção do leste goiano, onde o tempo fica firme. 

Uma nova massa de ar seco começa também a avançar pelo Paraguai e o tempo fica firme no oeste e sul do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Mato Grosso. Em quase todo o Sul do país o tempo também fica firme, com exceção apenas da faixa leste dos três estados, onde a umidade que vem do oceano traz condição para chuva fraca e isolada. 

Com o avanço de uma massa de ar seco e frio as temperaturas despencam no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Quanto ao Norte do país, as instabilidades tropicais e a Zona de Convergência Intertropical continuam espalhando temporais por toda a Região, com destaque para o Amazonas e oeste e norte do Pará, sul de Roraima e Amapá, onde a chuva é mais volumosa.

Confira mais informações no AgroClima desta segunda-feira (26).

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias