Embrapa completa 48 anos de fundação

Agropecuária brasileira é considerada uma das mais importantes e eficientes do mundo.

26/04/2021 às 08:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) completa, hoje, 48 anos de criação - uma história que une o ideal de desenvolvimento da agropecuária brasileira com a garantia de alimentar a população e a possibilidade de se tornar lider mundial na produção de alimentos.

A Embrapa foi criada no ano de 1973 com o objetivo de desenvolver um modelo de agricultura e pecuária tropical genuínamente brasileiro, quebrando barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no país.

Após 48 anos, a agropecuária brasileira é uma das mais eficientes e sustentáveis do mundo. Durante este período a oferta de carne bovina e suína se multiplicou por quatro, ampliando a oferta do frango em 22 vezes. O Brasil deixou de ser um importador de alimentos básicos para a produção e passou a ser um dos maiores exportadores do mundo.

Atualmente, a Embrapa possuí 42 centros de pesquisa e 7 unidades administrativas distribuídas no Brasil e no mundo. São cerca 9,8 mil funcionários contratados, sendo 2.424 pesquisadores (84% com doutorado ou pós doutorado em universidades do Brasil e do exterior).

Foto de capa: Maria Goreti Braga dos Santos/Embrapa


Últimas Notícias