Índice de Preços ao Produtor do Cepea sobe 2,5%

IPPA-Pecuária registrou alta de 1% entre fevereiro a março

22/04/2021 às 11:17 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De fevereiro para março, o Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/Cepea) subiu 2,5%, em termos nominais. Segundo pesquisadores da entidade, esse movimento esteve atrelado às variações positivas observadas para o IPPA-Grãos, de 3,8%, para o IPPA-Pecuária, de 1%, e para o IPPA-Cana-Café, de 3,8%.

O IPPA-Hortifrutícolas caiu 6%. O desempenho do índice de grãos se deve ao avanço nos valores do milho, do algodão, do trigo e da soja – o arroz em casca foi o único a se desvalorizar no mês. 

No caso da pecuária, o resultado do índice foi impulsionado pela alta dos preços nominais do frango vivo, do boi gordo e dos ovos, contrapondo-se às quedas observadas para o suíno vivo e o leite. 

Os aumentos nos preços nominais da cana-de-açúcar e do café respondem pelo desempenho do índice composto por ambos os produtos. Para os hortifrutícolas, o resultado negativo reflete as quedas observadas nos preços nominais do tomate, da banana e da laranja. 

Na mesma comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais, calculado e divulgado pela FGV, registrou alta de 2,9% – logo, de fevereiro para março, os preços agropecuários caíram um pouco frente aos industriais da economia.

 

Informações por Cepea

Foto de capa por Wenderson Araujo/Sistema CNA Senar


Últimas Notícias