Foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a lei que confere à cidade de Três Lagoas (MS), o título de Capital Nacional da Celulose. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (20). A Lei 14.142, de 2021, é oriunda do PLS 178/2016, da senadora Simone Tebet (MDB-MS).
Conforme as informações da Agência Senado, o objetivo do título é refletir o que a atividade produtiva da celulose proporcionou de crescimento ao município. Tudo começou em 2009, quando a Fibria (atualmente, Suzano), uma das maiores fábricas de papel do mundo, se instalou na cidade, com capacidade de produção de 1,3 milhão de toneladas de celulose por ano.
Logo em seguida chegou a Eldorado Brasil, que começou a operar em 2012, com capacidade produtiva de 1,7 milhão de toneladas.
Segundo a autora do projeto, informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o número de trabalhadores assalariados em Três Lagoas aumentou 87,6% entre 2009 e 2013. Impacto significativo registrou-se também na renda dos trabalhadores: o salário médio mensal no mesmo período teve um incremento de 14,8%, subindo de 2,7 salários mínimos para 3,1 salários mínimos.
Informações por Semagro MS
Foto de capa por Wenderson Araujo/ Sistema CNA Senar