Operação do Mapa apreende mais de 53 mil litros de defensivos irregulares no Pará

Força-tarefa foi realizada pela AFFAS e teve como alvo produtos importados ilegalmente e produzidos sem registro

21/04/2021 às 10:03 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em operação, finalizada na última sexta-feira (16), os Auditores Fiscais Federais Agropecuários (AFFAS) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreenderam 32 defensivos agrícolas irregulares.

A operação aconteceu no estado do Pará e teve como alvo defensivos importados ilegalmente e produzidos sem registro.

Durante a ação, treze empresas foram investigadas, o que resultou na apreensão de 9.354 quilos e 53.756 litros de produtos ilegais. Foram analisados documentos de origem, rótulo, bulas, embalagens e QRcodes, utilizados pelas empresas como medida de segurança para identificar a autenticidade dos defensivos agrícolas.

Duas das empresas que flagradas em posse dos produtos irregulares já tinham as atividades embargadas, e os produtos estavam sendo fabricados sem registros do Mapa.

Em uma das propriedades foi descoberta a produção de defensivos com matéria-prima contrabandeada, que estavam sendo distribuidos para os estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pernambuco, Tocantins e Pará.

Em outra empresa foram encontrados vestigios de embalagens vazias sendo queimadas. As autoridades chegaram a tempo de apagar o fogo e apreenderam 184 embalagens vazias, que seriam incineradas.

No total, a operação emitiu nove autos de infração e cinco notificações para empresas. 

 

Com informações do Mapa

Foto: Pexels
 


Últimas Notícias