Chuva finalmente chega com grandes volumes no estado baiano

Após muitas semanas de pouca ou nenhuma chuva, a Bahia volta a receber altos acumulados

20/04/2021 às 08:59 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com a aproximação de um Ciclone Subtropical à região Sudeste do país, as chuvas devem retornar em todo o estado baiano trazendo reposição hídrica para essa região, que vem passando por longos períodos de estiagem. No sertão nordestino, a chuva também chega com muita intensidade e traz risco para temporais no Vale do São Francisco. 

A presença do Ciclone traz alterações climáticas também na costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. Ressacas e ventos fortes podem atingir as praias da região. A chuva aumenta também no Espirito Santo, o que favorece o conilon e o cacau no estado. No triângulo mineiro, o tempo segue seco e com tardes quentes. 

Tempo firme também na região Sul do país, fazendo com que a umidade do solo se mantenha abaixo do ideal para o desenvolvimento agrícola no oeste e norte do Paraná. A produção de milho segunda safra e a instalação da safra de trigo continuam com atraso, graças ao tempo seco. 

No Norte e Nordeste a chuva segue volumosa ao longo da semana. As áreas de pastagem de Xinguara (PA) e as produtoras de arroz em Cacoal (RO), devem receber acumulados acima dos 10 mm nesta terça-feira. 

Na porção central do país, não há previsão de chuva até o dia 24. Os grandes volumes devem retornar apenas entre os dias 25 e 29, e após esse período, o tempo permanece firme no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e na metade sul do país.

Informações por Somar Meteorologia

Foto de capa por Pixabay


Últimas Notícias