AgroClima explica principais diferenças entre os fenômenos La Niña e El Niño

21/04/2021 às 05:00 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O fenômeno La Niña está chegando ao fim e o período de neutralidade está cada vez mais próximo. Para entender os efeitos desse fenômeno na prática, é preciso primeiro compreender o que o termo significa e no que ele difere do seu efeito contrário, o El Niño.

Em linhas gerais esses fenômenos acontecem quando há uma alteração na temperatura do Oceano Pacífico. O El Niño é o aquecimento e o La Niña é o resfriamento incomum dessas águas. Quando há um equilibrio na temperatura do Pacífico, chamamos de Neutralidade. Tais fenômenos demandam grande atenção pois estão diretamente relacionados às temperaturas e ao regime de chuvas no Brasil e no mundo.

Quando acontece o El Niño nos meses de junho, julho e agosto, no inverno brasileiro, há um grande aumento na quantidade de chuvas na porção sul do país, e uma elevação da temperatura na região central. No caso do La Niña neste mesmo período, ocorre a diminuição nessas chuvas e na Neutralidade, os níveis de chuva e de temperatura ficam dentro do normal.

Neste momento, estamos caminhando para o fim do fenômeno La Niña e o início da Neutralidade, mas toda essa mudança tende a acontecer de forma gradual devido ao tempo de resposta da atmosfera. Por esse motivo, espera-se que o final do Outono e os meses de inverno ainda tenham característica do La Niña, trazendo prorrogação desses efeitos para os próximos meses.

Confira mais informações no AgroClima, apresentado por Renata Ferreira.


Últimas Notícias