Ministério da Agricultura inicia plano para erradicação da Peste Suína Clássica em Alagoas

Projeto piloto do “Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica” será iniciado em maio

16/04/2021 às 17:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) começará em maio o projeto piloto de implantação do “Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica” (PSC), em Alagoas. 

De acordo com o órgão, o primeiro passo será uma ação conjunta entre os setores público e privado para a execução da vacinação contra a PSC de forma regionalizada na Zona não Livre da doença. 

“O projeto piloto visa identificar as limitações e realizar os ajustes necessários para viabilizar a implementação da vacinação contra a PSC nos demais estados da Zona não Livre e, desta forma, reduzir os riscos na execução do Plano. A atuação das Equipes Gestoras Nacional e Estadual e a interação público-privada nas ações de vacinação também serão avaliadas”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal, da Secretaria de Defesa Agropecuária, Geraldo Moraes. 

O Plano Estratégico Brasil Livre de PSC tem por objetivo erradicar a doença nos estados que compõem a Zona Não Livre do Brasil: Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

 

Informações por Mapa

Foto de capa por Wenderson AraujoTrilux/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias