Paraná: solo seco atrasa plantio do trigo que deve perder espaço para o milho 2ª safra

Expectativa para a próxima semana é que o plantio do trigo continue baixo no estado

16/04/2021 às 16:48 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O plantio de trigo começou no Paraná e caminha devagar devido ao solo seco. Mesmo com esse cenário, a expectativa é que alcance a produtividade recorde de 2016, quando as condições eram semelhantes. 

Os dados estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária, elaborado pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, referente à semana de 10 a 16 de abril.

Desde 1.º de abril, os produtores da maior parte dos municípios do Norte do Paraná estão aptos a plantar trigo, de acordo com o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc). 

No entanto, a semeadura começou tímida, não alcançando 1% da área projetada, principalmente em razão do solo muito seco. Na primeira quinzena de abril, as chuvas foram raras freando o ritmo do plantio. 

Além das condições climáticas desfavoráveis, muitos produtores dos municípios aptos a plantar o trigo em abril optaram pelo milho de segunda safra. Portanto, mesmo que as chuvas favoreçam, o percentual de plantio de trigo deve se manter baixo e não ultrapassar 2% na próxima semana.

No entanto, a situação não preocupa até o momento devido ao cenário de cinco anos atrás. Na safra de 2016, os produtores chegaram, em 18 de abril, com menos de 1% das sementes no solo, e, ao final do período, foram recompensados com produtividade recorde no estado com mais de 3 mil quilos por hectare.

Milho e Soja
A estiagem também afeta o desenvolvimento do milho de segunda safra. Nos 2,4 milhões de hectares, 76% das áreas apresentaram condições boas nesta semana, com possibilidade de atingir ou superar o potencial produtivo, 21% apresentam situação mediana e apenas 3%, ruins.

A colheita da soja avança, atingindo 98% da área semeada na safra 2020/21, mesmo índice do período anterior. Das áreas a campo, 79% estão em condições boas e 31% são consideradas medianas.

 

 

Informações por Seab PR


Últimas Notícias