Saiba como o consumo de carne vermelha traz benefícios à saúde

Proteína é rica em vitaminas, aminoácidos e fósforo, e previne contra doenças

19/04/2021 às 20:00 atualizado por Maria Eduarda Teixeira* - SBA | Siga-nos no Google News
:

A carne vermelha é uma das principais proteínas presentes na mesa da população brasileira. É rica em vitaminas do complexo B, aminoácidos, fósforo, selênio, zinco e potássio, além de possuir antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce e fortalecem o sistema imunológico. 

A nutricionista Ana Paula da Silva Pereira, da Clinica Funcional e Esportiva - Coach, de Campo Grande (MS), afirma que o consumo da carne é benéfico e auxilia na prevenção de anemias macrocítica e ferropriva. “A exclusão de carne vermelha pode levar a deficiência de vitaminas do complexo B e a vitamina B12. Essa vitamina é uma das mais importantes para o metabolismo celular, memória, geração de energia, e função cognitiva”, explica.

A nutricionista ressalta que a proteína vermelha deve ser consumida acima dos 70º C para evitar contaminação por parasitas e bactérias.

Segundo a pesquisa "Consumo de carne bovina e saúde humana:convergências e divergências", realizada pela agrônoma Ana Maria Bridi, o brasileiro consome em média 92 kg de carne per capita ao ano, sendo desse total, 40 kg só de carne bovina. 

Saiba:

A anemia ferropriva é um tipo de anemia que acontece devido à falta de ferro no organismo, o que diminui a quantidade de hemoglobina e, consequentemente, hemácias, que são as células do sangue responsáveis por transportar oxigênio para todos os tecidos do corpo. Sem ferro suficiente, os glóbulos vermelhos não conseguem transportar a quantidade necessária de oxigênio para os tecidos do corpo.

A deficiência de ferro leva à anemia, ou seja, a diminuição da produção de células sanguíneas, e pode retardar o desenvolvimento dos fetos. O tratamento inclui suplementos de ferro e foco nas causas subjacentes.

A anemia macrocítica se caracteriza quando glóbulos vermelhos estão aumentados de tamanho. O tipo megaloblástico é o mais comum, e em geral é causada pela falta de vitamina B12 ou folato. 

Para tratamento normalmente são aplicadas injeções ou suplementos de vitamina B12 e ácido fólico. A ingestão de vitamina C também é importante, uma vez que ela auxilia a absorção do ferro.

Fonte: UFRJ

*Supervisionada por Valdecir Cremon


Últimas Notícias