RS: colheita do milho alcança 77% da área cultivada e soja avança para 54%

Dados constam no Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira

15/04/2021 às 17:37 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

A colheita de milho no Rio Grande do Sul atingiu 77% da área plantada no estado. Neste cenário, 12% das áreas de milho estão em maturação, 9% estão em enchimento de grãos e 2%, em floração (pendoamento). As lavouras da metade Sul apresentam boa produtividade, pois sofreram menos com a estiagem da primavera.

As informações são do Informativo Conjuntural, divulgado nesta quinta-feira (15/04) pela Emater/RS-Ascar, em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpdr).

Na Regional de Santa Rosa, 84% da área foi colhida. Apesar das chuvas no final de novembro e dezembro, a produtividade média das lavouras de milho grão (somando safra e safrinha) está em 3.116 quilos por hectare. 

Com a retomada das chuvas no estádio reprodutivo, mesmo que tardiamente, estas devem amenizar os danos sofridos pela cultura nos meses anteriores. A colheita das áreas de milho deve atrasar um pouco em função das máquinas colhedoras estarem priorizando a da soja. A previsão é que assim que for finalizada, deve ser retomada a colheita do milho.

O milho, na região de Passo Fundo, teve 94% das áreas colhidas. Na de Erechim, 80% colhida, com perdas de 40%. A produtividade está em 5.529 quilos por hectare. Empresas fazem contratos de compra a R$ 80,00/sc. 

Na região de Porto Alegre, a colheita avançou para 64% da área, com produtividade média de 4.538 quilos por hectare, dentro do previsto. O atraso no plantio, o clima e a presença de cigarrinhas – praga nova e muito agressiva – preocupam produtores sobre o desenvolvimento do milho tarde. Com as últimas chuvas, a maioria das lavouras está fora de perigo, e deverá apresentar boas produtividades.

Soja
A colheita da soja se encaminha para o final em algumas regiões. Propriedades menores estão encerrando a atividade. No estado gaúcho, 54% das áreas cultivadas com soja foram colhidas, com 37% em maturação e 9% das áreas em enchimento de grãos.

 

Informações por Emater RS

Foto de capa por Tony Oliveira/ Sistema CNA Senar


Últimas Notícias