Excesso de chuvas no Nordeste preocupa produtores rurais

Umidade que vem do oceano mantém nuvens carregadas, sobretudo nas regiões litorâneas

15/04/2021 às 08:33 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A quinta-feira (15) será de grande instabilidade para os estados nordestinos. Um grande fluxo de umidade traz mau tempo entre o Sergipe e Rio Grande do Norte, onde algumas cidades já registraram pontos de alagamento. A expectativa é de que essa chuva só diminua a partir do dia 23, mas até lá, a previsão é de mais de 50 mm nessas regiões após o dia 19 de abril.

De maneira geral, a chuva no Nordeste ajuda a garantir um maior período de água disponível nas primeiras camadas do solo, o que auxilia no desenvolvimento das culturas. Entretanto, esse excesso que vem sendo registrado há vários dias atrapalha o manejo nas lavouras, especialmente de cana que podem ficar encharcadas, e abre possibilidade para a proliferação de doença nas folhagens de cacau e mamão, por exemplo.
 
Nos estados da região nortista do país, a Zona de Convergência Intertropical continua provocando chuvas mais intensas. Para os próximos cinco dias, a previsão é de que os acumulados cheguem a 60 mm no Amazonas, norte do Pará e Amapá. 

Nas regiões do centro sul brasileiro, as chuvas devem acontecer de forma mais isolada nos próximos cinco dias. A região Centro-Oeste, que em grande parte já vem passando por um período de estiagem, só deve receber chuva a partir da próxima semana. 

No Sudeste, a chuva deve aumentar por conta da aproximação de uma frente fria a partir de sábado no Espírito Santo e zona da mata mineira. No estado capixaba, os acumulados devem ultrapassar os 30 mm.

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias