Mapa registra 39 defensivos agrícolas genéricos

Entre eles, 14 produtos são de baixo impacto ambiental

14/04/2021 às 11:08 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Publicado no Diário Oficial da União, na última terça-feira (13), o Ato nº 19 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária traz o registro de 39 defensivos agrícolas genéricos, que poderão ser usados pelos agricultores, os chamados produtos formulados. Entre os defensivos registrados, 14 são considerados de baixo impacto.

Desses produtos, quatro são compostos por microorganismos como a Beauveria bassiana, Bacillus thuringiensis, Bacillus velezensis e Bacillus subtilis, agentes microbiológicos utilizados para combater pragas nos cultivos brasileiros. Cinco produtos registrados são hormônios e baculovirus. Outros cinco são destinados à agricultura orgânica e são feitos à partir de Terra Diatomácea, Beauveria bassiana, Bacillus e Baculovirus.

Esses produtos aprovados para a agricultura orgânica foram registrados baseados na Especificação de Referência (ER). Tais produtos podem ser utilizados em qualquer cultura com ocorrência dos alvos biológicos e são indicados para ambos cultivos, orgânicos ou convencionais.

Os produtos de baixo impacto, além de eficientes do ponto de vista agronômico, apresentam baixo ou nenhum impacto sobre a saúde humanae o meio ambiente, e o seu uso é cada vez mais popular na produção agrícola nacional.

De acordo com o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Mapa, Bruno Breitenbach, todos os produtos registrados são genéricos, ou seja, utilizam ingredientes já registrados anteriormente no país.

“Os novos registros são importantes pois diminuem a concentração do mercado de defensivos e aumentam a concorrência. Isso acaba resultando em um comércio mais justo e em menores custos de produção para a agricultura brasileira", explicou o coordenador. 
 

Com informações MAPA  / Foto: Pexels 


Últimas Notícias