Abate clandestino: polícia apreende 2 toneladas de carne bovina e 6 mil galinhas

Todos os animais foram encaminhados para a destruição em graxaria

13/04/2021 às 12:59 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Setor de Repressão e Combate de Abate Clandestino da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) recebe nos últimos cinco dias denúncias que resultaram em apreensão de 2 toneladas de carne bovina e 6 mil galinhas de descarte.

A Procuradoria de Justiça de Itambé, solicitou a ajuda da Vigilância Sanitária local para ações e diligências da autarquia agropecuária sobre graves denúncias de abate e comercialização de carne, em condições de higiene inadequada que oferecem riscos à saúde pública.

Foi realizada também, uma outra ação conjunta que resultou na apreensão de carne clandestina nos municípios de Planalto e Poções. Os autores do crime e responsáveis pelo transporte foram encaminhados à delegacia por policiais da 79ª CIPM e presos em flagrante por crimes contra a saúde pública, sem direito à fiança.

Na região de Vitória da Conquista, também foram apreendidos dois caminhões carregados com mais de 6 mil galinhas de descarte que estavam circulando sem as devidas documentações. A Guia de Trânsito Animal (GTA) é de uso obrigatório pois traz informações sobre as condições do plantel.

“Sem a guia não conseguimos atestar se as galinhas estão em condições salutares, se os criatórios passaram por inspeção e se existe higiene e ração adequada, por isso, como já tem ocorrido nos últimos meses, as galinhas que estão vindo de Minas Gerais sem documento, são destruídas em graxaria. A tentativa insistente prejudica o mercado baiano e ameaça os empregos do segmento da avicultura”, afirma o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.

“Receptadores e comerciantes que estão atuando no comércio ilegal devem ser punidos pois os riscos que oferecem à saúde pública são imensuráveis”, atesta o médico veterinário Delcarlos Martinez, coordenador da equipe que atuou no Território do Sudoeste.

Economia arriscada

No portal Sertão, diversos currais foram identificados e meia tonelada foi apreendida nos municípios de Santa Bárbara e Tanquinho de Feira.

Os agentes localizaram os pontos clandestinos de abate e apreenderam cerca de oito carcaças de ovinos que eram transportados em carro de mão, em meio a sujeira. Foram encontrados ainda 150kg de carne bovina. O ambiente foi localizado devido ao forte odor de falta de higiene presentes no local.

“Detectamos os currais tomados por areia e fato bovino e percebemos que estão instalados a 1 km de um matadouro frigorífico oficial. A economia dos produtores é de R$0,50 por cada kg de carne, ou seja, arriscam a saúde de todos para poupar muito pouco, além de correrem o risco de irem parar na cadeia. É uma situação inexplicável e que nos deixa indignados”, conta o coordenador do Setor de Repressão ao Abate Clandestino, Ednilton Brito.

Em Pau Brasil (BA), território do Litoral Sul, uma tonelada de carne foi apreendida em condições inadequadas para consumo humano.

“O abate acontecia em matadouro descredenciado pelo serviço de inspeção oficial e em péssimas condições de funcionamento", relatou o gerente da área animal em Itabuna, Carlos Amilton de Oliveira Filho. Todos os animais apreendidos foram encaminhados para a destruição em graxaria.


Com informações da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia / Foto:  Agência de Defesa Agropecuária da Bahia


Últimas Notícias