Chuvas seguem concentradas entre Norte e Nordeste do país nesta segunda

Instabilidades ganham força entre o litoral de Alagoas e Rio Grande do Norte, com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia

12/04/2021 às 10:03 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

A segunda-feira começa ainda com acumulados altos nas regiões nortistas e do nordeste brasileiro. A chuva mais volumosa deve se concentrar entre Roraima, oeste do Amazonas e Acre. Em Boa Vista (RR), os acumulados da última semana já ultrapassaram a média prevista para o mês de Abril. 

Pelo Nordeste, as chuvas devem continuar, mas de maneira irregular nos próximos dias. Os maiores acumulados devem ocorrer no Maranhão e na região costeira do Ceará até o Alagoas. Essa chuva favorece o desenvolvimento da cana, milho, pastagens, além de culturas de subsistência como a mandioca e o feijão. 

O fim de semana também foi de muitas mudanças no tempo, com a passagem de uma frente fria que levou chuva para o Rio Grande do Sul. Mas esse sistema perdeu força e não levou grandes acumulados até o Paraná, o que mantém a umidade do solo baixa no estado. 

Nesta segunda-feira, o tempo volta a ficar firme no estado gaúcho, e também em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. 

No Centro-Oeste brasileiro, a massa de ar seco predomina e inibe a formação de nuvens de chuva e os maiores acumulados devem permanecer apenas no noroeste do Mato Grosso. 

A chuva só deve retornar para o interior do país entre os dias 15 e 19, com os maiores níveis de chuva atingindo as áreas de café arábica em Minas Gerais, no sul do Mato Grosso do Sul, Paraná e em Goiás.

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias