Semana começa com massa de ar seco entre o Paraná e Piauí

Cenário mantém poucas nuvens e máximas elevadas nessa região

12/04/2021 às 08:27 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Nesta segunda-feira (12), a rápida passagem de um sistema frontal, composto por uma frente fria e um ciclone extratropical em alto-mar, volta a trazer chuva para o sul e leste do estado de São Paulo e oeste do Rio de Janeiro, além do norte catarinense e metade sul do Paraná. 

Apesar de ser baixa a condição para temporais, a chegada do sistema encontra o ar quente do local e intensifica as rajadas de vento, que podem ficar numa faixa entre 50 e 60 km/h. Na Serra Fluminense, as rajadas podem ser mais intensas. Nestes locais, a temperatura cai em relação aos dias anteriores. 

Em grande parte do interior do país, o que predomina é uma massa de ar seco desde o norte do Paraná até o sul do Piauí que mantém poucas nuvens e máximas elevadas. Também não chove no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas nestas áreas as temperaturas ficam mais baixas. 

Na faixa norte brasileira, ainda tem muita chuva por causa da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com maiores volumes previstos para o leste do Pará, Maranhão, norte do Piauí e Ceará. 

Ventos úmidos do mar também deixam chuva generalizada e volumosa na faixa leste nordestina, entre Recife e Aracaju. Não estão descartados transtornos, como alagamentos pontuais. Mar segue agitado na costa de todo o Sul e tem risco ressacas com ondas de até 2.5 m entre o litoral norte gaúcho e o sul catarinense.

 

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias