Falta de chuvas reduz umidade do solo entre Minas Gerais e interior de São Paulo

Índices devem variar entre 30% e 50% e a tendência é que diminuam mais

09/04/2021 às 08:29 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As áreas produtoras de café, citros e cana-de-açúcar do Sudeste brasileiro devem continuar sem chuva nos próximos dias. Com isso, os índices de umidade do solo devem variar entre 30% e 50%, e a tendência é que diminuam mais.

Na região Sul, o cenário se repete sem previsão de chuva, o que consequentemente reduz a umidade do solo – principalmente no Paraná. A previsão de chuva no fim de semana é somente no Rio Grande do Sul.

No litoral da Bahia, a chuva deve continuar no decorrer do dia de hoje. Na capital baiana, foram registrados alagamentos e segue com o risco para deslizamentos.

Os altos volumes de chuva devem continuar no litoral da Bahia, o que é bom para os produtores de cacau e pastagens. A previsão é que toda a costa leste do nordeste receba chuva volumosa no decorrer do dia. 

Entre Aracaju (SE) e o Rio Grande do Norte, apesar do sol, a chuva deve chegar volumosa e com fortes trovoadas, principalmente, a noite. Nos próximos cinco dias, deve chover cerca de 20 milímetros, recuperando a umidade do solo. Culturas de subsistência, feijão, cana e soja serão beneficiados com essa chuva.

No Acre, Amazonas e metade norte do Maranhão, acumulados entre 40 e 60 milímetros. Em Mato Grosso deve chover ainda no milho segunda safra cerca de 20 milímetros. Na maior parte do sudeste, Goiás, interior da Bahia, Tocantins, sul do Piauí, Mato Grosso e toda a região Sul, o tempo deve continuar firme e sem previsão para chuva.

Em Bagé (RS), a previsão é de pancadas leves e ventos que podem chegar a 60 km/h. Em Guarapuava (PR), o tempo segue sem chuva e com máxima de 26°C. Em Aripuanã (MT) e em Novo Progresso (PA), chuvas concentradas e a máxima deve exceder os 30°C.

 

 

Informações por Somar Meteorologia


Últimas Notícias