Bovinos com identificação do Uruguai são apreendidos na fronteira com o RS

Animais foram recolhidos para abate sanitário e 280 kg de carne desossada foram doados para entidades beneficentes

08/04/2021 às 11:15 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

Fiscais da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Rural do Rio Grande do Sul (Seapdr/ RS), por meio das Inspetorias de Defesa Agropecuária (IDA´s) de Arroio Grande e Herval, identificaram dois bovinos com brinco identificador de rastreabilidade do Uruguai. 

O flagrante ocorreu em 19 de março, durante fiscalização em uma propriedade rural no município de Herval.

O produtor foi autuado por ingressar ilegalmente com animais no Rio Grande do Sul, estado livre de febre aftosa sem vacinação. Os animais foram recolhidos para abate sanitário e 280 kg de carne desossada foram doados para entidades beneficentes em Arroio Grande e Herval, segundo a Seapdr.

A Secretaria da Agricultura afirma que aguarda a defesa do autuado para encaminhar a documentação ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que avaliará o procedimento técnico a ser adotado pela Seapdr, já que é considerado crime transfronteiriço. 

A propriedade está bloqueada para movimentação até decisão do Ministério.

A ação também desencadeou fiscalização complementar em mais duas propriedades que tinham vínculo comercial com a propriedade do flagrante nos municípios de Herval e Jaguarão, mas não foi encontrada inconformidades.

Do início do ano até o final de março, 29 bovinos foram apreendidos sem comprovação de origem, sendo 27 próximos da fronteira com a Argentina e 2 da fronteira com o Uruguai.

 

Informações e foto de capa por Divulgação Seapdr/ RS


Últimas Notícias