Mercado

Oferta enxuta manteve preços dos ovos em alta no mês de março

Período de Quaresma também contribuiu para a valorização do produto no mês passado

05/04/2021 - 17:59 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

O movimento de alta nos preços dos ovos observado em fevereiro continuou firme nos primeiros dias de março, aponta o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Com o avanço do mês, contudo, as vendas diminuíram um pouco, o que resultou em quedas nos valores de comercialização. 

Ainda assim, as médias de março atingiram recordes reais da série histórica do Cepea, iniciada em 2013, em todas as regiões acompanhadas (série deflacionada pelo IPCA de fevereiro/21). Segundo pesquisadores do Cepea, um dos fatores decisivos para a elevação dos preços entre fevereiro e março foi a oferta enxuta, principalmente de ovos maiores, como o extra e o jumbo. 

Além disso, o período de Quaresma também elevou as vendas, especialmente, no início do mês. Na segunda quinzena de março, o enfraquecimento dos preços esteve atrelado à adoção de medidas mais restritivas por estados e municípios, diante do agravamento da pandemia de covid-19, que fez com que as vendas de ovos recuassem, principalmente, no atacado para restaurantes, bares e demais serviços de alimentação. 

 

Informações por Cepea

Compartilhar

Últimas Notícias