Sexta com chuva volumosa no norte do Espírito Santo

Bahia volta a receber chuva após longo período de estiagem

02/04/2021 às 09:45 atualizado por AgroClima - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os primeiros dias de Abril começam com temporais sobre a região Norte e Nordeste e temperaturas baixas no Sul e Sudeste brasileiro. A Zona de Convergência Intertropical tem alimentado as nuvens de chuva nas áreas de Rondônia, Acre e Sul do Amazonas, que recebem grandes acumulados. Já no sul da Bahia, após um verão muito seco com chuva 80% abaixo do esperado, as precipitações finalmente chegam à região nos pŕoximos dias.

Ainda que o volume esperado não recupere as áreas onde houve estiagem, a previsão é de que ele consiga aumentar um pouco a umidade do solo. 

O tempo segue firme até a terça-feira (6) no Sul do país, quando uma baixa pressão se forma na região e pode trazer temporais, que devem ficar mais intensos na fronteira oeste dos estados. Para a próxima semana, a previsão é de chuvas mais intensas com a possibilidade de queda de granizo. 

Uma frente fria também avançou para o Espírito Santo e levou chuva

As áreas de café conilon, mamão e cacau, nos últimos dias, recuperando a umidade do solo nessas regiões que foram prejudicadas pelos períodos de estiagem. Mas a previsão é de que a chuva perca intensidade e os acumulados fiquem menores no Espírito Santo e norte mineiro. Já nas áreas de café do Sul de Minas, a sexta-feira (2) será mais fria e ensolarada, mas a chuva só chega a essa região na próxima semana com acumulados que variam entre 10 e 20mm.

O Centro-Oeste segue com tempo firme entre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. Nessas regiões chove de forma isolada e com baixos volumes apenas no fim de semana. Já os produtores do norte de Mato Grosso devem receber temporais hoje (2). A previsão é de que a chuva volumosa só retorne ao Brasil central a partir do dia 04 e depois da segunda quinzena, volte a perder intensidade.

AgroClima

Confira a Previsão do Tempo com Renata Ferreira: 


Últimas Notícias