Morre Ezequiel do Valle, pesquisador aposentado da Embrapa

Ele foi um dos criadores e principal difusor do protocolo e da cartilha das Boas Práticas Agropecuárias

31/03/2021 - 22:45 | Por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News

Morreu nesta quarta-feira (31) Ezequiel Rodrigues do Valle, pesquisador aposentado da Unidade Gado de Corte da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um dos criadores e principal difusor do protocolo e da cartilha das Boas Práticas Agropecuárias (BPA). Do Valle deixa esposa Cacilda, também pesquisadora da Embrapa, dois filhos e três netos. O pesquisador estava internado, em tratamento de Covid-19, apontada como causa da morte.

A família dele informou à reportagem que o funeral ocorrerá nesta quinta-feira (1º), das 14h30 às 16h30, no Cemitério Jardim das Palmeiras (avenida Tamandaré, 6934, bairro Seminário, Campo Grande). O corpo será cremado sem seguida.  

O BPA inclui normas e procedimentos para o pecuarista adotar uma gestão eficiente, sustentável e viável nos processos de produção da carne.

Ezequiel era doutor em fisiologia da reprodução de bovinos, além de outros títulos, com centenas de artigos técnicos publicados em revistas nacionais e do exterior e participação na publicação de livros da área. Veja resumo do currículo abaixo.

O Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), detentor do Canal do Boi e Agro Canal, lamenta morte do pesquisador. 

A Embrapa emitiu uma nota de pesar.

Em 2019, o pesquisador concedeu entrevista ao apresentador do programa Mais Pecuária, do Canal do Boi, Jorge Zaidan, para falar sobre o BPA. Veja. 

Veja currículo de Ezequiel Rodrigues do Valle, publicado pelo portal Escavador.
"Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1970), mestrado em Fisiologia da Reprodução - Iowa State University (1977) e doutorado em Fisiologia da Reprodução - University of Illinois (1986). É coordenador do Programa de Boas Práticas Agropecuarias-Bovinos de Corte, da Embrapa (desde 2003); foi coordenador da Câmara Setorial Consultiva da Bovinocultura de Corte de Mato Grosso do Sul (2003-2007) e atual membro desta mesma Câmara, que é vinculada a Secretaria Estadual de Produção e Turismo (Seprotur); foi diretor técnico (2202-2004), presidente (2004-2006), vicepresidente (2006-2008) e atual diretor de Sustentabilidade da Associação Novilho Precoce MS; é o articulador internacional da Embrapa Gado de Corte. Tem experiência na área de desenvolvimento e implementação de protocolos de controle de qualidade, para serem aplicados nas propriedades rurais que trabalham com bovinos de corte. Coordena o Comitê Técnico instituido pelo Ministério da Agricultura (Portaria n° 609, de 18/agosto/2009) para finalizar estudos e propor normas de Boas Práticas Agropecuárias para bovinos e bubalinos de Corte."

Foto de capa: Adriana Brandão

Informações atualizadas às 9h

Compartilhar

Últimas Notícias