Bolsonaro troca comando de seis ministérios

Alterações foram oficializadas no Diário Oficial de hoje (30)

30/03/2021 às 09:50 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) informou ontem (29) pelas redes sociais a mudança de comando em seis pastas do primeiro escalão do Governo Federal. O Diário Oficial da União de hoje (30) traz a publicação dos decretos que oficializam as alterações na Casa Civil e na Secretaria de Governo, ambas ligadas à Presidência da República, no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), no Ministério das Relações Exteriores, no Ministério da Defesa e na Advocacia-Geral da União (AGU).

A Secretaria Especial de Comunicação Social do Ministério das Comunicações (Secom) confirmou as alterações, que incluem trocas na Casa Civil da Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Secretaria de Governo, Ministério da Defesa e Advocacia-Geral da União (AGU).

O comando da Casa Civil fica por conta do general Luiz Eduardo Ramos, substituindo o também general Braga Netto. Com a troca de posição de Ramos, a Secretaria de Governo será assumida pela deputada federal Flavia Arruda (PL – DF). Já Braga Netto, desloca-se para o comando do Ministério da Defesa, no lugar do general Fernando Azevedo e Silva, que anunciou demissão horas antes. 

A saída de Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores também foi confirmada, em seu lugar entra o diplomata Carlos Alberto França, atual assessor especial de Bolsonaro, que poucos meses atrás ocupava o cargo de chefe do cerimonial da Presidência da República.

Na (AGU) Bolsonaro anunciou que André Mendonça volta ao cargo, deixando o comando do Ministério da Justiça Pública. Substituindo André Levi que também havia informado sobre sua saída do cargo. Mendonça ocupará o mesmo cargo em que esteve até abril de 2020, quando substituiu Sergio Moro no comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em seu lugar, assumirá o delegado da Polícia Federal Anderson Gustavo Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal.

Após o anúncio do presidente, os comandantes do Exército, Marinha e Força Aérea decidiram acompanhar a saída do general Fernando Azevedo da Pasta. Se os três comandantes, Edson Leal Pujol (Exército), Ilques Barbosa (Marinha) e Antônio Carlos Bermudez (Aeronáutica) saírem juntos será um fato inédito. Os dois últimos, se convencidos por Braga Netto, podem ficar em seus cargos. 

 

Com informações Agência Brasil / Foto de Capa: Marcelo Camargo (Agência Brasil)


Últimas Notícias